sábado, 17 de novembro de 2012

Diferença entre Boceprevir e Telaprevir (inibidores de proteases).

Boceprevir ou Telaprevir no tratamento do genótipo 1 da hepatite C: Uma análise comparativa indireta em meta-regressão


Na ausência de estudos comparativos que utilizem ao mesmo tempo e nas mesmas condições os novos inibidores de proteases para tentar conhecer se um deles é superior ao outro, um grupo de pesquisadores realizou uma comparação indireta meta-analise e meta-regressão com as evidencias atualmente disponíveis na tentativa de encontrar uma resposta.
Na pesquisa foram incluídas publicações de fase 2 e 3 de estudos randomizados, controlados por placebo, nos quais era avaliada a eficácia do Boceprevir ou do Telaprevir no tratamento do genótipo 1 da hepatite C. A meta analise foi realizada considerando todas as evidencias aleatórias dos estudos utilizando o modelo "DerSimonian-Laird", ainda, realizando ajustes indiretos de meta-analises e meta-regressão para evitar favorecer um dos medicamentos. Após analisar os critérios de inclusão foram selecionados quatro estudos com Boceprevir e seis com Telaprevir.
Os objetivos da pesquisa era conhecer a resposta virológica sustentada (cura), a recaída (recidiva) e a interrupção dos tratamentos.
Entre os pacientes tratados com as dosagens padrão que anteriormente não tinham sido submetidos a qualquer tratamento com antivirais e, naqueles em retratamento por serem recidivantes a um tratamento anterior, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na resposta sustentada (cura) entre a eficácia dos dois medicamentos.
A recidiva após o tratamento com os inibidores de proteases dos pacientes que recebiam tratamento pela primeira vez ou um retratamento também não apresentou resultados significativamente diferentes entre os dois inibidores de proteases. Resultados semelhantes de recidiva foram observados quando o tratamento foi realizado pela terapia guiada.
O Telaprevir foi geralmente mais associado à erupção cutânea e prurido quando comparado com o Boceprevir, já o Boceprevir foi associado a uma maior neutropenia (baixa nas defesas do organismo) em especial nos pacientes tratados pela primeira vez e que realizam a forma de terapia guiada pela resposta.
Concluem os autores que Boceprevir e Telaprevir são comparáveis em relação a resposta virológica sustentada (possibilidade de cura da hepatite C), recidiva após o tratamento (volta do vírus nos seis meses após o final do tratamento) ou interrupção da terapia por qualquer motivo. As diferenças entre os dois medicamentos são referentes ao esquema terapêutico indicado a cada um deles.


Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Boceprevir or Telaprevir in Combination With Peginterferon for Hepatitis C Genotype 1 Infection: An Indirect Comparison Meta-regression Analysis - C. Cooper, E. Druyts, K. Thorlund, E. Mills - EASL 2012 - Abstract 1141

Carlos Varaldo

http://hepato.com/p_tratamentos_inibidores/BOC_vs_TVR_2012_05_21.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário