quinta-feira, 21 de abril de 2016

O desafio!

    Por causa do último exame periódico da Hepatite C, que fiz em Novembro de 2015, quando tive a atitude impulsiva (rara em minha vida) de fazer o teste rápido de Hepatite C no Fatec Ação (ler posts "A curiosidade matou o gato"), fiz algo que surpreendeu a todos.  Diante de todo aquele medo que senti do vírus ter voltado, e da expectativa de ver o resultado do exame laboratorial (demora uma semana), fiz a promessa de cortar por seis meses (tempo para a repetição do exame) ... o refrigerante, que eu tanto gosto!
   Cerca de 3 dias depois, aumentei essa promessa para 1 ano, se meu filho conseguisse passar na ETEC (Ensino Médio e Técnico juntos).... e ele passou.
  E aqui estou, inacreditavelmente, cinco meses sem tomar nenhuma gota de refrigerante, nada, nadinha.... nem aquela coca-cola trincando de gelada num dia de muito calor!
    Como já falei em posts anteriores, já estava acima do peso, mas engordei mais ainda depois do tratamento e preciso emagrecer urgentemente, pois não preciso ouvir do médico, que a junção da esteatose grau II (gordura no fígado)  mesmo em um fígado curado, mas que já foi danificado pela Hepatite C, fibrose II é igual a problemas sérios, até um possível câncer de fígado........então resolvi procurar um médico. 
    Como já fiz inúmeros regimes (do sol, da lua... etc), emagreço e engordo tudo de novo e um pouco mais, resolvi procurar um cirurgião gástrico, para colocar o balão intragástrico. 
    Depois de 4 consultas e alguns exames, o diagnóstico: ele recomendou que eu engordasse 15 quilos para passar a fazer parte do grupo de risco e assim conseguir fazer a cirurgia bariátrica pelo convênio médico.
     Insisti, se não seria melhor o balão, mas ele foi categórico em dizer que o balão não resolve o meu problema e que eu "NUNCA vou emagrecer sem fazer a cirurgia, pois meu corpo produz enzimas que não me deixam emagrecer". 
      Fiquei triste ao ouvir isso do médico, mas depois, como sempre faço, refleti sobre o assunto. E neste momento, senti como se tivesse sido desafiada, pois como ele pode prever que eu NUNCA vou emagrecer sem a cirurgia, sendo que tem muita gente que consegue sim perder peso sem cirurgia? E qual é a resposta então, para aqueles que fazem a cirurgia bariátrica e mesmo assim não emagrecem tanto?
     Eu tenho a resposta, o que emagrece não é a cirurgia e sim a maneira adequada que se deve comer e os exercícios que se faz depois da cirurgia, tanto é que se vocês repararem, o Faustão esta engordando novamente e tem gente que faz a cirurgia e nem emagrece tanto assim, como vocês podem acompanhar vários depoimentos no Youtube. Só perde muitos quilos quem segue a risca a dieta e os exercícios no pós operatório, então de onde vem toda essa certeza dele? 
     Durante o tratamento da Hepatite C, ouvi várias vezes e de vários médicos, que a medicina não é uma ciência exata, pois cada corpo reage de uma maneira. Então não tem como ter certeza de nada, são só suposições, estatísticas, mas certeza não.
    Não tenho nada contra o médico, muito pelo contrário, acredito que ele vai me ajudar muitooo!!!      
     Então, venho aqui, dividir com vocês mais esse momento da minha vida, mesmo ciente de que temos que ter acompanhamento médico para se fazer regime, não vou procurá-los, pois dificilmente encontrarei algum que me apoie nessa minha teoria, tenho exames recentes que mostram que está tudo bem com a minha saúde, então decidi por conta própria, por minha conta e risco, sem o auxilio de nenhum médico, três coisas:
Primeiro: NÃO vou fazer a cirurgia bariátrica, porque não vejo cabimento em engordar mais ainda e piorar o que já está ruim. 
Segundo: Vou me alimentar como se tivesse feito a cirurgia e seguir a risca a dieta que se tem que fazer depois da cirurgia, com a vantagem de nenhum contratempo do pós-operatório. 
     Se vai dar certo? Também não sei...mas vou tentar...
    Vou esperar passar o feriado para me despedir dos meus doces e logo após, começo a minha missão....Mostrar para mim mesma, que o médico estava enganado! 
Terceiro: Postarei toda a evolução do meu mais novo desafio, para que juntos possamos acompanhar!!!
     Até mais e bom feriado a todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário