segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Parabéns Portugal!


       Portugal é o primeiro país do mundo que esta completando o tratamento de TODOS os infectados com hepatite C, estejam eles com qualquer grau de fibrose, inclusive aqueles com fibrose F0. 

      Tudo foi resultado da pressão coordenada por SOS HEPATITES que contou com a efetiva e total participação de centenas de infectados, mobilização que conseguiu mudar o posicionamento dos governantes. Tudo começou após uma tumultuada reunião na Assembléia Nacional e, conjuntamente com a participação de um conhecido advogado que publicamente ameaçou processar o ministro da saúde por crime, alegando que não estavam sendo oferecidos os tratamentos aos infectados.             Com a ampla visibilidade que o assunto tomou na mídia o governo achou conveniente sentar-se à mesa com todos e negociar o preço dos medicamentos com os fabricantes. 
      Foi então assinado o compromisso governamental de eliminar a hepatite C em Portugal com a decisão de tratar a todo e qualquer infectado. Colocando essa meta passou-se a negociar com os fabricantes (neste assunto a sociedade civil decidiu não participar da negociação), conseguindo com um dos fabricantes um preço conveniente, possível no seu orçamento. 
      A estimativa é que existam em Portugal entre 100.000 e 150.000 infectados com hepatite C. Uma vez tratados todos os já diagnosticados o desafio passa a ser encontrar aqueles que não sabem da sua infecção com a hepatite C. 
      Seguindo o exemplo de Portugal qualquer país que deseje enfrentar a hepatite C é só querer, ter vontade política e responsabilidade social. Se existir pressão por parte dos infectados e das sociedades médicas e as associações de pacientes se preocupam e lutam realmente na defesa dos pacientes é possível conseguir que os governantes tomem como desafio oferecer tratamento para todos implementando planos de erradicação da hepatite C, mas se todos ficam esperando sentados que as coisas se resolvam espontaneamente certamente nada vai mudar. 

     
Carlos Varaldo- http://hepato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário